sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Em Novembro, no Cineclube Subúrbio em Transe

Dia 06, Sábado às 21:00 hrs – Sessão Cinema & música:

Tim Maia, de Flavio R. Tambellini (RJ, 1986, 14 min)
Genial, controvertido, maluco, Tim Maia era uma figura especial, renovadora e talentosa da música brasileira. O filme, numa linguagem antiacadêmica, mistura seu papo com sua música, deixando a montagem fluir no swing de Tim.

Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, de Thomaz Farkas (2006. 10 min)
Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma câmera 16 mm movida a corda, uma apresentação de Pixinguinha com músicos da Velha Guarda, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a comemoração do IV Centenário da cidade. O material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme recupera o material e conta essa história.

Mutantes, de Antonio Carlos da Fontoura (SP, 1970, 7 min)
Uma brincadeira mutante improvisada por Arnaldo Baptista, Sergio Dias e Rita Lee – Os Mutantes –, num dia único pelas ruas de São Paulo.

Pretinho Babylon, de Cavi Borges e Emilio Domingos (RJ 2007, 17 min)
Um rastafári vivendo na grande Babylon.

Hermeto, Campeão, de Thomaz Farkas (1981, 35 min)
Pouca gente conhece ou assistiu. O filme "Hermeto Campeão" dirigido e roterizado por Thomas Farkas em 1981 mostra o músico em situações bastante inusitadas: em casa ensaiando, tocando com os sapos ou abelhas e ... falando de sua relação com a música, os músicos e o mercado. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e seus pontos de vista sobre a fama, o dinheiro e o trabalho.


Tira os óculos e recolhe o homem, de André Sampaio (RJ, 2008,20 min)
Gibi cinematográfico: filme de breque baseado em fatos reais, duplamente protagonizado pelo espetacular Jards Macalé, simultaneamente interpretando-se e incorporando o mitológico Kid Morengueira.



Dia 12, Sexta-feira às 19:30 hrs – Sessão Especial em homenagem ao dia da Consciência Negra:

Em nome de Cristo de Roger Gnoan M'Bala (Costa do Marfim, 1993, 1h e 30 min) +
E não havia mais neve... (Ababacar Samb Makharam, 1965)



Gnamien Ato, um criador de porcos que também trabalha ocasionalmente como soldador, é desprezado por todos na vila de Balo Ahuekro, que tem uma população de três mil. Um dia, sozinho na floresta e após uma bebedeira, experimenta "convulsões hipnóticas" e tem a visão de uma criança que, com uma voz celestial, lhe diz qual é a sua missão na vida. Tomando esse sonho como realidade, vai para a praça da aldeia uma manhã para pregar sua nova fé. Ele realiza vários "milagres", ganhando assim a confiança dos moradores. Convictos da vinda de um "messias", os habitantes de Balo Ahuekro aderem todos à nova fé.|Magloire 1, o novo nome do criador de porcos e que também afirma ser filho de Cristo, adquire grande fama. De todo o país vêm pessoas para vê-lo: pretensos políticos, comerciantes que querem ganhar mais dinheiro, mulheres estéreis, paralíticos, cegos e pessoas pobres.


Dia 20, Sábado às 21:00 hrs – Sessão Especial em homenagem aos 70 anos de Paulo César Peréio + curta surpresa em homenagem ao dia da Consciência Negra:
Vai trabalhar vagabundo! de Hugo Carvana (Bra, 1973, 1h e 40 min)




Um malandro carioca sai da prisão depois de longo tempo e, sem dinheiro, utiliza seu talento para trambiques para ganhar algum. Preocupado com o fim da malandragem carioca, ele planeja uma revanche entre os dois maiores jogadores de sinuca da época, "Ruço" (Peréio) e Babalu. Mas "Ruço" está internado em um hospício desde sua última derrota, e Babalu agora é um trabalhador controlado de perto pela esposa Vitória, o "prêmio" da disputa com "Ruço".


Abraços a todos e nos vemos lá!!!

Nenhum comentário: