segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sessão do Filme "Transeunte"

No dia 29 de Outubro na nossa sessão mensal de sábado, sessão que sempre tetamos trazer o diretor ou alguem envolvida com o filme, exibimos o filme: Transeunte de Eryk Rocha.



Eryk que dirige sua  primeira ficção nos traz um filme de sons e imagens, no melhor sentido das duas palavras. Expedito (Bezerra) é um personagem que perambula, ou melhor, transita pelo Centro do Rio. A câmera o escolhe para acompanhar, sentimos que poderia ser qualquer um, mas ela escolhe um, Expedito é um aposentado que perdeu sua mãe, e não tem mais família, a não ser um uma sobrinha que o vem visitar em seu aniversario.
Esse filme não é só sobre Expedito, é sobre cada um de nós transeuntes de uma cidade que não para, Eryk nos faz perceber que cada pessoa que passa por nós, que atravessa a rua, que senta na praça que canta ou grita em meio a multidão é provida de vida, desejo e historias. E que cada lugar para onde olhamos, cada som que escutamos nos diz muito sobre cada um de nós ao mesmo tempo que nos modifica. É através da ótica Expedito que conhecemos a cidade, suas imagem, seus sons, e é através de dessas mesma imagens e sons que conhecemos quem é Expedito, alguém que em sua solidão é preenchido pela cidade, pelo meio a sua volta.
É nesse sentido que o cinema brasileiro caminha para conquistar seu público, com historias que precisam ser contadas, de pessoas comuns com eu e você, com quem nos identificamos. Por isso todo o público do Subúrbio em Transe agradece pela experiencia de assistir esse filme, pela presença do Diretor e parabeniza pelos prêmios mais que merecidos de Melhor Ator (Bezerra), melhor som e Premio da Critica no Festival de Brasilia e melhor Filme no Festival Latino-americano.

Nenhum comentário: