terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Cineclube Subúrbio em Transe convida a todos para um mês dedicado a Africa, em comemoração a Consciência negra comemorada em 20 de Novembro.



Todas as terças-feiras às 19h


Dia 01 – Leão de Sete Cabeças (1970, Brasil)
Dir. Glauber Rocha
Nas palavras de Glauber Rocha, "é uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopéia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo...". A Besta (Rassimov) é a Europa colonialista, protegida pelo imperialismo norte-americano (Tinti) e por um ex-nazista (Koldhoffer). Um pregador perdido pela África (Léaud) transita entre um revolucionário (Brogi), um líder local chamado Zumbi (Baiack) e a elite colaboracionista representada por Xobu (Segolo).

Dia 8 – Apontamentos para uma Oréstia Africana 
Dir. Paolo Pasonili
“Eu deveria rodar esse filme em vários países do Terceiro Mundo. Seria uma espécie de documentário, de ensaio... Mas dessa forma, a quem interessaria senão às poucas elites politizadas atentas aos problemas do Terceiro Mundo?”, disse Pasolini sobre esta produção. Nada convencional, nada pitoresco, o documentário nos mostra uma África autêntica, de forma alguma exótica e, por isso, mais misteriosa que o próprio mistério da existência”.


Dia 15 – A Prece do Rouxinol (1960, Egito)
Dir. Henry Barakat
Baseado no romance do grande escritor egípcio, Taha Hussein. Neste trágico conto de amor e traição que se passa num bucólico e conservador vilarejo egípcio, conheceremos a história de Amna repleto de angústia e vingança, buscando salvar a honra de sua família.

Estão todos Convidados!